Muito se fala sobre implantes dentários, muitas são as propagandas e o paciente fica sem saber o que é o que não é possível de se fazer. Aqui iremos tentar mostrar o que você deve estar atento quando se programar para esse tipo de tratamento.

O que é implante dentário?

Implante dentário é um cilindro (parafuso) de titânio que tem a função de fazer o mesmo papel da raiz do dente. Em cima do implante é que o protesista irá colocar uma prótese bastante semelhante ao dente natural.

Todas as pessoas podem fazer implantes dentários?

Exceto em casos de doenças sistêmicas severas e descompensadas, a grande maioria dos pacientes é candidato a receber implantes dentários.

É importante lembrar que os implantes devem ser realizados em pacientes adultos que perderam dentes naturais e necessitam da reposição destes dentes por motivos estéticos e/ou funcionais. A utilização de implantes em crianças e adoslescentes não é indicada, salvo raras excessões.

Os implantes podem ser rejeitados?

Os implantes são feitos de titânio, um material biocompatível e hipoalergênico. Isso quer dizer que, geralmente, o implante não é reconhecido como um corpo estranho, portanto, não promove reações de rejeição.

Os implantes importados são melhores que os nacionais?

Existem ótimos implantes, tanto nacionais quanto importados, e a maioria obtém resultados semelhantes. O índice de sucesso é de 95-98%, ou seja, em cada 100 poderemos ter problemas em dois a cinco implantes. Pacientes fumantes ou etilístas podem apresentar índices inferiores (cerca de 85%). Um implante de origem suiça, em especial, apresenta resultados muito superiores aos demais sistemas por possuir tecnologias de superfície mais avançadas. Estes implantes são os mais estudados na literatura científica mundial e por estes motivos seu custo também é ligeiramente mais elevado.

Pacientes com perda óssea podem receber implantes?

Sim! Existem algumas alternativas como a utilização de implantes curtos ou estreitos, de acordo com o tipo de perda óssea. Em casos mais severos, antes da colocação dos implantes, é feita uma reconstrução da estrutura óssea por meio de enxertos.

É possível colocar os implantes e os dentes no mesmo dia?

Sim! porém, em casos seletos! Em geral esta técnica é reservada para implantes em áreas estéticas e em casos de proteses totais suportadas por implantes.

A instalação de implantes é dolorosa?

Não! Hoje em dia, com a evolução das técnicas e das medicações, a colocação de implantes é bastante tranqüila. Quando o paciente segue as recomendações pós-operatórias a risca, raramente ocorrem quadros dolorosos.