Tratamento de rugas

O tratamento de rugas é realizado com infiltrações que bloqueiam a liberação neurotransmissores responsáveis pela contração muscular. Desta forma,  interfere seletivamente na capacidade de contração e resulta em “relaxamento” muscular. Isto tem sido amplamente utilizado para fins estéticos como por exemplo no tratamento das rugas de expressão da face, pois reduz a contração dos músculos da mímica facial e, consequentemente, ameniza as rugas da face (figura 1). Outras aplicações  na face são para correção de assimetrias faciais, amenizar o sorriso gengival (figura 2) e reduzir o volume dos músculos masseteres que tornam a face exageradamente larga (figura 3). Os efeitos iniciam-se 48 horas após a aplicação, atingem sua máxima ação em 15 dias e duram de quatro a seis meses. Após este período, ela pode ser aplicada novamente.
Além dos benefícios estéticos, estas infiltrações também tem ação terapêutica e tem sido utilizada com sucesso no tratamento de dores orofaciais, enxaqueca, cefaleia tensional, espasmos, distonias e desordens têmporo-mandibulares (DTM) de origem muscular (figura 4).
Conviver com dor, especialmente em região de face, cabeça e pescoço, não é normal e, em sua imensa maioria, tem solução. Cerca de 30% da população convive com dor crônica, isto influencia o humor, pode causar distúrbios do sono e levar à depressão. O tratamento das dores orofaciais e distúrbios da articulação têmporo-mandibular são essenciais para o bem-estar e qualidade de vida e o uso da proteína botulínica pode contribuir muito.

Indicações:

  • Tratamento das rugas de expressão facial
  • Tratamento do sorriso gengival
  • Tratamento da hipertrofia do masseter (face quadrada e larga)
  • Tratamento de assimetrias faciais de origem muscular ou neuro-muscular
  • Tratamento das dores orofaciais de origem muscular
  • Tratamento da enxaqueca
  • Tratamento da cefaleia tensional

Figura 1. Rugas de expressão.

 

Figura 2. Tratamento do sorriso gengival.

 

Figura 3. Tratamento da hipertrofia de masseter, que torna a face excessivamente larga e quadrada.

 

Figura 4. Tratamento de cefaléia, enxaqueca e desordens têmporo-mandibulares de origem muscular (DTM).

Preenchimento facial

Diversas técnicas de preenchimentos para a face estão disponíveis na atualidade e as técnicas mais sedimentadas são o preenchimento com ácido hialurônico e também o uso de implantes aloplásticos. Entre suas principais indicações estão: (1) o tratamento de sulcos e rugas profundas; (2) aumento de volume de determinadas estruturas da face, como a maçã do rosto e o contorno da mandíbula; e (3) correção de assimetrias faciais.

 

Preenchimento facial com Restylene®

O preenchimento facial com ácido hialurônico é um procedimento simples e seguro que permite amenização de rugas e sulcos profundos que comprometem face, desta forma reduzem a aparência de envelhecimento (figura 5). O ácido hialurônico também melhora a hidratação da pele e tem sido utilizado com muito sucesso para preenchimentos labiais, preenchimento de sulcos que tornam a face envelhecida e mudanças de contorno da face. O resultado tem duração média de 11 a 14 meses e apresenta baixíssima rejeição ou potencial alergênico, pois é um análogo de substâncias próprias do nosso corpo.

envelhecimento

Figura 5. Processo de envelhecimento da face, com formação de sulcos e rugas.

 

Preenchimentos definitivos com implantes

Os preenchimentos definitivos são feitos com implantes faciais que são fixados no local desejado. Diversos implantes faciais foram criados para melhorar a face e seus contornos, rejuvenescer e criar uma aparência proporcional e equilibrada. Os mais utilizados são os implantes em região zigomática (maçã do rosto), área paranasal, sínfise (queixo), ângulo e borda inferior da mandíbula (figuras 6-7).

Preenchimento

Figura 6. Preenchimento mandibular.

 

Preenchimento4

Figura 7. Preenchimento malar (maçã do rosto).

 

Bichectomia

Nos últimos anos a cirurgia de bichectomia tem ficado bastante conhecida e divulgada. De forma simples, a cirurgia de bichectomia é a retirada de gordura da região das bochechas (figuras 8 e 9). É um procedimento que vem ganhando notoriedade, mas, já utilizado por nossa equipe há algum tempo. Esta gordura é denominada “Bola de Bichat” e é responsável por deixar o rosto arredondado ou com aspecto “bochechudo”. É um procedimento simples, sem cicatrizes externas, com recuperação rápida e que traz bons resultados para as pessoas que possuem excesso de gordura na região da bochecha.

gordura das bochechas

Figura 8. Esquema demonstrando a região do acúmulo de gordura das bochechas.

 

técnica é realizada por dentro da boca

Figura 9. A técnica é realizada por dentro da boca, de forma simples e segura.